Habilidades aprendidas
1 - O que é a cultura maker?
2 - Filosofia maker e sustentabilidade
3 - Pilares da cultura maker
4 - Cultura maker nas empresas
5 - Cultura maker na área da saúde
6 - Cultura maker na educação
7 - O que precisa mudar na educação?
8 - O que é aprendizagem criativa?
9 - Metodologias ativas e cultura maker
10 - A cultura maker na BNCC
11 - O espaço maker no PPP
12 - Comissão Internacional de Educação
13 - O maker na educação infantil
14 - O maker no fundamental I e II
15 - O maker no ensino médio
16 - Aprendizagem mais dinâmica
17 - Trabalho em equipe
18 - Reflexão científica e protagonismo
19 - Capacitação docente
20 - Envolvimento da comunidade
21 - Transição híbrida
22 - Ambientação da oficina
23 - Espaço colaborativo e democrático
24 - Uso de tecnologias
25 - Ferramentas simples
26 - Equipamentos específicos
27 - Material não estruturado
28 - Sensibilização da comunidade
29 - Planejamento das disciplinas
30 - Comece de forma simples
31 - Engajamento docente
32 - Professor mediador
33 - Registro e armazenagem
34 - Educando para novas profissões
35 - O que é empreendedorismo maker?
36 - Mundo em mudança constante
37 - Atividades na educação infantil
38 - Atividades no ensino fundamental
39 - Atividades para o ensino médio

MARCELO CLEMENTE
Marcelo Reis Clemente é mestre em educação e saúde, especialista em desenvolvimento humano e cognitivo, educação e inclusão e em psicopedagogia clínica e institucional. Marcelo tem experiência como docente nas áreas de administração de empresas, pedagogia e psicopedagogia, além da vivência como coordenador pedagógico e orientador educacional.